“Caixa ecológico” em supermercado de Curitiba (PR) estimula boas práticas ambientais e auxilia entidades filantrópica


Uma proposta de conscientização ambiental, que alia execução simples a bons resultados, está em prática em Curitiba (PR). A rede de supermercados Festval, que tem quatro lojas na cidade, oferece aos consumidores em uma delas – a Barigui, próxima ao parque homônimo – a opção de pagar suas aquisições no chamado “Caixa Ecológico”.

Nele, a clientela é estimulada a levar de casa as sacolas para acondicionar suas compras – valem as plásticas comuns, inclusive da concorrência. O principal foco da iniciativa, porém, é que, pagos os produtos, os compradores descartem de imediato, em containers apropriados, embalagens de plástico e papelão.
Em termos práticos, ao invés de levar para casa a pasta de dentes dentro da respectiva caixinha, o cliente carrega só o tubo. As doações são voluntárias e o “Caixa Ecológico” também funciona como qualquer outro.
Esses resíduos deixados nos containers, somados aos que a empresa recolhe nas lixeiras próprias para coleta seletiva – essas instaladas em todas as lojas –, são vendidos e o valor auferido é repassado a instituições filantrópicas, previamente cadastradas.
O “Caixa Ecológico” nasceu em outubro de 2006, quando foi inaugurada a loja Festval Barigui. A idéia, da professora Dulce Albach, do Centro Universitário Positivo (Unicenp), surgiu como tema de sua dissertação, à época na qualidade de mestranda em Gestão Ambiental na mesma instituição.


A prova de que a natureza é sábia é que ela 
nem sabia que iríamos usar óculos e 
notem como colocou nossas orelhas.



Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver 
como irmãos.




Meio ambiente sofre com a urbanização


O processo de urbanização ocorreu de forma significativa primeiramente nos países do continente europeu, com o surgimento e desenvolvimento das indústrias durante o século XVIII. A partir de 1950, esse processo tomou proporções em escala global. As atividades industriais se expandiram por vários países, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.

Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem ambiental e social. O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana.

Impactos significativos no ambiente ocorrem em razão dos moldes de produção e consumo nos espaços urbanizados. Poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, etc., são aspectos comuns nas cidades.

A poluição das águas é causada principalmente pelo lançamento de efluentes indústrias e domésticos sem um devido tratamento. A poluição atmosférica é um grande problema detectado nas cidades, isso ocorre devido ao lançamento de gases tóxicos na atmosfera.
O intenso fluxo de automóveis e as indústrias são os principais responsáveis por esse tipo de poluição. Outros problemas ambientais decorrentes da urbanização são: impermeabilização do solo, poluição visual, poluição sonora, alterações climáticas, efeito de estufa, chuva ácida, ausência de saneamento ambiental, destinação e tratamento dos resíduos sólidos, entre outros.


Pessoas pegando o que para alguns já não tem mais utilidade

Eco Bag, modelo simples em serigrafia




Clima influenciou civilizações



    Com paralelos semelhantes aos traçados em livros como Colapso (Jared Diamond) e A História das Florestas (John Perling), O Aquecimento Global - A Influência do Clima no Apogeu e Declínio das Civilizações foi escrito pelo arqueólogo Brian Fagan para mostrar como até pequenas alterações no clima durante a história foram suficientes para demarcar o destino de antigas populações. A obra serve como novo alerta para lideranças mundiais que só sabem empurrar com a barriga ações de combate e adaptação aos inevitáveis efeitos colaterais dos maus tratos humanos ao meio ambiente.


Sacola retornável em algodão cru

     Esse modelo foi fabricado em algodão cru com a logo em homenagem ao dia das mães. A logo foi impressa em serigrafia. Super prática e sem contar que toda mãe adora! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...