Comparando laranjas e maçãs

Artigo analisa estudo do Reino Unido sobre uso de sacolas plásticas:
 Comparando laranjas e maçãs
        Publicado em 19 de abril 19 de 2011
Uma análise sobre o estudo do Reino Unido acerca do impacto de diversos tipos de sacolas para compras no aquecimento global.

Fernanda Altoé Daltro, Gerente de Produção e Consumo Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente

       A Agência Ambiental do Reino Unido lançou em fevereiro um estudo sobre análise do ciclo de vida de sacolas plásticas e suas alternativas, realizado para subsidiar políticas públicas e ações do setor privado quanto a questão, além de informar o próprio cidadão britânico. O estudo chegou a conclusões interessantes ao comparar as sacolas plásticas convencionais a alternativas como sacolas oxi-degradáveis, de TNT (tecido-não-tecido), de bioplásticos e sacolas de algodão (retornáveis). No entanto, a divulgação observada no Brasil se resumiu a apenas uma destas conclusões: sacolas plásticas teriam menos impacto no aquecimento global que sacolas de algodão.


Brasília vai cumprir a lei distrital?

Aproxima-se o fim da sacola plástica em Brasília? Em vigor desde o dia 8 de outubro, a lei distrital nº 4.218/08 estabelece a substituição das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais e dos sacos plásticos de lixo por órgãos e entidades públicas.
        Promulgada por Alírio Neto (PPS), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a lei diz em seu primeiro artigo que “Fica vedado o uso de embalagens plásticas à base de polietileno, propileno, polipropileno ou matérias-primas equivalentes para acondicionamento e entrega aos clientes de gêneros alimentícios, produtos e mercadorias, pelos estabelecimentos comerciais do Distrito Federal”. A solução, portanto, serão as embalagens de plástico biodegradável (aquele que, após o uso, pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente) ou sacolas reutilizáveis (aquelas que são confeccionadas em material resistente ao uso continuado).




Parceria em prol do Meio Ambiente


     Em virtude da Semana do Meio Ambiente, o Sesc Taguatinga Norte e a empresa COISA CERTA estão realizando uma parceria para uma exposição de sacolas ecologicamente corretas e ministração de palestra sobre o respeito ao meio ambiente. A exposição, intitulada "Faces do Cerrado", será realizada de 30/05 a 03/06/11 e vai expor a beleza e degradação do cerrado por fatores antrópicos, bem como a importância da conservação desse ambiente por alternativas biossustentáveis.

Semana do Meio Ambiente

    O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.


   Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
     A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...