Confira quais capitais brasileiras restringem uso de sacolas plásticas

    Lei sobre o tema entrou em vigor em Belo Horizonte na segunda dia 18. Treze capitais já têm legislação aprovada; outras nove, apenas projetos.

Reprodução TV Globo: "Levantamento realizado pelo G1 aponta que 13 capitais brasileiras já aprovaram leis que limitam ou proíbem a utilização de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Na segunda-feira (18), entrou em vigor em Belo Horizonte a proibição. Segundo a prefeitura da capital mineira, estabelecimentos que não cumprem a nova norma serão notificados e multados caso continuarem descumprindo a norma após 30 dias."

   Veja abaixo quais capitais de estados brasileiros têm legislação específica sobre o tema. Além das cidades que já limitam o uso, outras nove têm projetos de lei em tramitação. O levantamento foi realizado pelo G1 em pesquisa nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas.

Você sabia?

NA EUROPA O CONSUMIDOR PAGA PARA USAR AS SACOLAS DE PLÁSTICO!
     Se as sacolas retornáveis no Brasil ainda cheiram à novidade, na Alemanha boa parte dos consumidores já levam para as compras as suas próprias sacolas. Quem não anda com sua própria tiracolo para levar as compras, tem que pagar uma taxa extra pelo uso de sacos plásticos, que é de o equivalente a R$0,60 a unidade. Ou seja, se fosse no Brasil, a cada 10 saquinhos plásticos (não importando o tamanho) o consumidor teria que desembolsar R$6,00.
     Na Irlanda, desde 1997, paga-se um imposto de nove centavos de libra irlandesa por cada saco plástico. A taxa multiplicou o número de irlandeses que vão às compras com suas próprias sacolas de pano, de palha e mochilas. 
     Na Grã-Bretanha, redes de supermercados deflagram campanhas em que 100% dos sacos plásticos são biodegradáveis. Solução viável para as empresas que não querem perder a oportunidade de divulgar sua marca nas embalagens.

A moda já pegou!

O designer Hussein Chalayan, que desfila na semana de moda de Paris, criou uma linha especial de ecobags. As bolsas são fruto da parceria do estilista com o projeto “Plant for the Planet”, das Nações Unidas, que incentiva o plantio de árvores ao redor do planeta. 

Veja alguns de seus modelos:


Adote esta idéia!

Nas principais capitais do mundo, a moda já pegou: as ecobags invadiram as ruas. Anualmente, 500 bilhões de sacolinhas plásticas são produzidas no mundo e esse tipo de embalagem demora cerca de cem anos para sumir na natureza. Substituí-las, portanto, se tornou uma questão ambiental prioritária em quase todos os países. Por aqui, a onda de dispensar a tradicional sacolinha no momento das compras também está cada vez mais forte.

           Desde o dia 16 de julho do ano passado, no Estado do Rio de Janeiro, está em vigor a lei que pretende reduzir o consumo das sacolas plásticas. Elas não estão proibidas, mas os estabelecimentos terão que oferecer alternativas aos clientes, como: 50 sacolas devolvidas poderão ser trocadas por um quilo de arroz ou feijão ou produto da cesta básica; o comerciante poderá fornecer sacolas retornáveis; ou, ainda, quem não usar sacola plástica terá desconto de três centavos a cada cinco itens comprados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...